sexta-feira, 28 de maio de 2021

45 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE A SUA MARCA DE AUTOMÓVEL PREDILETA


A palavra automóvel surgiu na França no ano de 1875 e veio do grego "autos", que significa "por si só" e do latim "mobilis", que quer dizer móvel. Uma das primeiras marcas foi a Mercedes-Benz. Descubra algumas curiosidades fantásticas sobre a sua marca de automóvel predileta através dos tópicos a seguir.

 

O automóvel foi inventado na Alemanha por Otto Benz, em 1885. Mas, antes dele já existia semáforos nos Estados Unidos. O primeiro de que se tem notícias apareceu na cidade de Boston, em 1840.

 

A mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais do mundo é a alemã Mercedes-Bens, fundada em 1871.

 

O primeiro automóvel a ser produzido em linha de montagem foi o Ford T – chamado no Brasil de Ford Bigode. O carro era oferecido apenas na cor preta.

 

O primeiro acidente de trânsito de que se tem notícia no Brasil ocorreu em 1897 e envolveu o poeta Olavo Bilac, que colidiu com uma árvore.

 

O Volkswagen Fusca é um dos modelos mais vendidos da história do automóvel. Aliás, a maior parada automobilística de um único modelo foi organizada pelo Fusca Clube do Brasil e aconteceu no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Participaram 2.728 fuscas.

 

O primeiro automóvel a circular fora da Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico usado pela missão Apollo 15, em 1971, usado na Lua.

 

O carro de polícia mais veloz do mundo pertence à polícia de Roma, na Itália. Trata-se de um Lamborghini Gallardo, que chega a atingir velocidade de até 370 quilômetros por hora.

 

O automóvel comercial mais rápido do mundo é o Bugatti Veyron Supersport, com 1.117 cavalos de potência. Acredite se quiser, o Veyron pode atingir velocidade de até 430 quilômetros por hora.

 

A marca de automóveis que mais vende no mundo é a japonesa Toyota, com mais de 10,2 milhões de unidades vendidas em 2014. Ela é seguida de perto pelo alemã Volkswagen, com 10,1 milhões de carros vendidos.

 

O modelo de automóvel mais vendido atualmente é o Toyota Corolla. Foram comercializadas 1,2 milhões de unidades somente no ano de 2014.

 

O Corolla é também de longe o modelo de automóvel mais vendido da história. Desde o lançamento do primeiro modelo, foram vendidas 40,7 milhões de unidades (dados do ano de 2015).

 

Esqueça o Fusca. O carro mais vendido da história do Brasil é o Volkswagen Gol, com 6,1 milhões de unidades vendidas até 2014. O segundo lugar pertence ao Fiat Uno e o Volkswagen Fusca em terceiro.

 

De origem indiana, o Tata Nano é o automóvel mais barato do mundo atualmente. Uma unidade custa em torno de R$ 5,4 mil.

 

O criador do Volkswagen Fusca foi o alemão Ferdinand Porsche, o mesmo sujeito da famosa marca de automóveis esportivos.

 

Por falar nisso, você saiba que o nome Volkswagen significa "carro do povo"?

 

O nome Lamborghini é uma homenagem a Ferruccio Lamborghini, fundador da marca.

 

O touro do logotipo da Lamborghini é uma referência às lutas de touros, das quais o Sr. Ferrucchio Lamborghini era fã ardoroso. Aliás, Diablo e Murciélago são nomes de touros famosos.

 

Você sabe o que significa Mitsubishi? Anote aí: Três Diamantes. "Mitsu" significa "três" em japonês, e "bishi" quer dizer "diamante".

 

A palavra Nissan significa "indústria japonesa". As cores azul e vermelho comumente utilizadas no logotipo remetem ao céu, ao sucesso e à luz do Sol.

 

As estrelas do logotipo da japonesa Subaru representam a constelação Plêiades. Aliás, Subaru significa "Plêiades" em japonês.

 

A "gravata borboleta" da Chevrolet foi provavelmente inspirada por uma ilustração de papel de parede de um hotel de Paris.

 

A estrela de três pontas da Mercedes-Benz significa que a marca é para todo tipo de utilização: na terra, na água e no ar.

 

O símbolo da Porsche é uma homenagem a região alemã de Baden-Württeberg e a cidade de Stuttgart.

 

O carneiro presente no logotipo da Dodge simboliza o carneiro montês da localidade de Dodge, no estado norte-americano do Kansas.

 

O famoso cavalo da Ferrari foi inspirado no cavalo usado no avião do conde Francesco Barraca, um antigo piloto italiano.

 

O leão da Peugeot representa a cidade francesa de Lyon.

 

Os dois Vs invertidos da Citroën são referências a engrenagem bi-helicoidal criada pelo fundador da empresa, o Sr. Andre Citroën.

 

O nome Rolls-Royce é uma referência aos fundadores da marca, Charles Rolls e Frederick Royce.

 

Toyota foi tirado do nome da família japonesa Toyoda, fundadora da marca.

 

Honda homenageia Soichiro Honda, o fundador da marca.

 

Já Bugatti é uma homenagem ao criador da marca Ettore Bugatti.

 

Renault é uma referência aos irmãos Marcel, Fernand e Louis Renault, criadores da marca.

 

Volvo significa "eu rodo" ou "eu guio" em latim.

 

Hyundai significa "hoje".

 

O nome Alfa Romeo é basicamente a combinação da sigla A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) complementada com o nome de Nicola Romeo, engenheiro que assumiu a marca em 1916.

 

FIAT significa Fabbrica Italiana de Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim).

 

BMW, por sua vez, significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Baviera).

 

O nome Seat é uma abreviação de Sociedad Española de Automóveis de Turismo.

 

O nome da marca Aston Martin é inspirado em uma prova de subida de montanha chamada Aston Clinton e no nome de seu fundador, que se chamava Lionel Martin.

 

Você sabia que a FIAT é dona e/ou principal acionista das marcas Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Innocenti, Iveco, Fiat-Allis, Chrysler, Dodge, Ram e Jeep? O mesmo grupo que controla a Fiat é também principal acionista da companhia aérea Alitalia e do time de futebol italiano Juventus.

 

A alemã Volkswagen detém o controle das plataformas da Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat, Audi, Bentley e Skoda.

 

A francesa Renault é atualmente a principal acionista da japonesa Nissan, da romena Dacia, da nipo-americana Infiniti (a divisão de luxo da Nissan) e da divisão de caminhões da sueca Volvo.

 

Já a norte americana Ford detém as marcas Aston Martin, Mazda, Lincoln e Troller.

 

A General Motors é uma das empresas com o maior número de marcas, algumas já fechadas: Chevrolet, Saturn, Cadillac, Buick, Pontiac, Oldsmobile, Holden, Vauxhall, Hummer e Saab. Ela é também uma das principais acionistas da Suzuki, da Isuzu, da Wulling, da Lada e da Daewoo Motors.

 

A indiana Tata Motors é atual proprietária da Land Rover e da Jaguar.

 

O segmento de automóveis de luxo é um dos que mais lucram no mundo. Não é sem motivo que companhias como Volkswagen e Toyota possuem marcas voltadas para o luxo. A Volkswagen é dona da Bentley, a Toyota é da Lexus, a Honda, da Accura, a Nissan. da Infiniti, a Chevrolet, da Cadillac e a Chery, da Qoros.

 

Você já pensou em comprar um automóvel chinês? Se a resposta for não, é melhor pensar duas vezes. Os carros chineses estão conquistando o mundo, e provavelmente você vai dirigir ou ser proprietário de uma dessas marcas: Chery, JAC, Lifan, BYD, Geely, FAW, Chang, Jin Bei, Wulling, Hafei, Baojun, GAC e Great Wall.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário