quarta-feira, 26 de maio de 2021

21 CURIOSIDADES SOBRE O LIXO PRODUZIDO DIARIAMENTE PELO BRASILEIRO


Confira no texto a seguir algumas curiosidades e números sobre o lixo que descartamos todos os dias. Saiba quanto um brasileiro produzi de resíduos diariamente. Descubra também qual o estado que mais produz lixo, além da quantidade que é reciclada. Você achará interessante.

 

O lixo é formado por tudo aquilo que é considerado indesejável, sujo e inútil.

 

A palavra lixo veio do latim “lix”, que significa “cinza”.

 

Entre 2003 e 2013, a população brasileira aumentou 9,65%, mas a quantidade de lixo cresceu 21%.

 

No período entre 2003 e 2012, a quantidade lixo produzido por cada brasileiro em um único dia subiu de 955 gramas para 1,23 quilos.

 

A região que mais produz lixo é a Nordeste. Enquanto um morador da região Sul produz 900 gramas por dia, um da Nordeste produz 1,3 quilo.

 

O estado que menos produz lixo é Roraima, na região Norte, com uma média 870 gramas ao dia por morador. O que mais produz é São Paulo, no Sudeste, com cerca de 1,38 quilos.

 

Com 18 mil toneladas diárias, São Paulo é a capital que produz maior quantidade de lixo. A que produz maior quantidade por habitante é o Rio de Janeiro, com 1,86 quilos por dia.

 

Como tem poder aquisitivo mais alto em comparação com os brasileiros, os norte-americanos produzem diariamente 2,3 quilos de lixo.

 

A quantidade de lixo produzida diariamente pelos brasileiros é suficiente para encher 1.160 aviões cargueiros 747.

 

O equivalente a 168 estádios do Maracanã cheios, essa é a quantidade de lixo descartado inadequadamente – em áreas a céu aberto e lixões sem nenhum preparo para receber dejetos - no Brasil somente no ano de 2012.

 

Dos 64 milhões de toneladas de lixo produzido pelos brasileiros, 24 milhões foram enviados para locais inadequados.

 

Mais de 50% das cidades – 54%, para ser exato – depositam seus resíduos em locais considerados inadequados.

 

A região com a maior destinação inadequada é a Norte, seguida pelo Nordeste e Centro-Oeste. Nos estados da região Norte, apenas 14,8% do lixo tem destinação apropriada.

 

O Brasil joga todos os anos 26 milhões de toneladas de alimentos no lixo. Isso saciaria a fome de pelo menos 13 milhões de pessoas.

 

Acredite se quiser, mas apenas 39% da produção agrícola brasileira vai parar no prato da população. O restante se perde no caminho (no transporte, armazenagem, indústria etc).

 

A quantidade total de lixo reciclável no Brasil é de 45%, mas a de lixo reciclado não passa de 3%.

 

Mais de 80% do lixo eletrônico dos países ricos é enviado para países em desenvolvimento. Detalhe: mais de 70% vai parar na China.

 

Os maiores produtores de lixo do mundo são, pela ordem: Estados Unidos, China, Brasil, Japão e Rússia. Sozinho, os Estados Unidos produzem 226 milhões de toneladas anuais.

 

O maior exportador mundial de lixo são os Estados Unidos. O lixo produzido pelos norte-americanos é exportador para 152 países.

 

A China é o maior comprador mundial. Sozinho, o país compra 10 mil toneladas de lixo.

 

O maior lixão do mundo é o Jardim Gramacho, na cidade fluminense de Duque de Caxias.

 

*Obs: os dados aqui apresentados são de 2012.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário