O maior escândalo da época – e, talvez, da história dos Estados Unidos – foi o Watergate. O caso Watergate foi a invasão dos escritórios do Partido Democrata, em Washington, por pessoas ligadas ao então presidente Richard Nixon. Todo o esquema foi denunciado pelo jornal The Washington Post, e terminou com a renúncia de Nixon.
O maior atentado terrorista foi o assassinato de 11 atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de verão, em Munique, na ex-Alemanha Ocidental. De origem palestina, os grupo se chamava Setembro Negro.
Uma sobrecarga no sistema elétrico provocou um incêndio de grandes proporções no edifício Andraus, na avenida São João, Centro de São Paulo. Além de 16 mortos, o incidente deixou 300 feridos.
A queda de um avião na Cordilheira dos Andes chocou o mundo. No total, 16 pessoas sobreviveram ao acidente. Elas, no entanto, só conseguiram permanecer vivas durante os dois meses de demora do resgate porque comeram a carne dos colegas mortos. O episódio de canibalismo foi amplamente divulgado pela imprensa e, com o tempo, acabou virando livro, filme e documentário.
Com o sucesso da novela Selva de Pedra, Regina Duarte – chamada por muitos de namoradinha do Brasil – foi uma das personalidades que mais deram o que falar naquele ano. Quem também virou assuntos nas revistas de personalidades foram o corredor Emerson Fittipaldi (campeão mundial de Fórmula 1) e o enxadrista Mequinho (o primeiro brasileiro a conquistar o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez). A morte trágica da atriz Leila Diniz num acidente de avião foi manchete em diversos jornais e revistas.
As grandes novidades de 1972 foram a calças US Top – um sucesso de vendas entre os anos 1970 e 1980 – e os tênis da marca Nike. Nas ruas do Rio de Janeiro surgiram os telefones públicos até hoje conhecidos como orelhões. Os recém-lançados aparelhos de TV a cores viraram moda entre os brasileiros (a revista Amiga lançou uma edição com 16 páginas com a chamada Tudo Sobre a TV Colorida).
Entre os automóveis que nas ruas brasileiras circulavam estavam a Veraneio (montada pela General Motors), o Volks SP (um esportivo da Volkswagen), o Corcel GT (Ford), o Galaxie (Ford) e o Opala Cupê SS (General Motors). O principal lançamento foi a Volkswagen Brasília. Ocorreram especulações sobre qual seria o primeiro automóvel que a montadora italiana Fiat lançaria no Brasil.
A TV exibia séries norte-americanas como Bat Masterson, Família Dó Ré Mi, Batman, Daniel Boone e Terra de Gigantes. Séries mais antigas como I Love Lucy e O Gordo e o Magro eram constantemente represidas.
O Bofe, Uma Rosa com Amor, O Primeiro Amor, Bandeira Dois e Selva de Pedra foram as novelas exibidas na época. Com Francisco Cuoco e Regina Duarte nos papéis principais, Selva de Pedra é ainda hoje considerada a novela de maior audiência da história da TV brasileira.
Entre os filmes estrangeiros de maior sucesso estão Cabaré, O Destino do Poseidon e O Poderoso Chefão. Entre os brasileiros estão São Bernardo, Meu Pé de Laranja Lima e Como Era Gostoso o Meu Francês e a Super Fêmea.
Os anos 70 foram uma época de ouro para a MPB. Cantores como Jorge Ben, Gal Costa, Maria Betânia, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Caetano Veloso e o grupo Novos Baianos eram com frequência tocados nas rádios da época. A cantora de maior sucesso em 1972 foi Elis Regina, que emplacou três clássicos da música brasileira nas paradas de sucesso: Águas de Março, Casa no Campo e Nada Será Como Antes.
Lançado em 1972 pelos Novos Baianos, o disco Acabou Chorare é considerado pela crítica um dos melhores trabalhos da MPB da história. O grupo contava como Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo entre os seus integrantes. As músicas Brasil Pandeiro e Preta Pretinha estão entre os seus grandes hits.
Bob Marley lançou o álbum Catch a Fire. Michael Jackson fez sucesso mundial como as músicas Ben e Got to Be There. Mas a música romântica mais associada à época é, sem dúvida, Rock and Roll Lullaby, de B. J. Thomas (detalhe: ela fazia toca da trilha sonora da novela Selva de Pedra.
Nas bancas de jornais, as pessoas já comprava revistas como Contigo, Cláudia, Quatro Rodas, Manequim e Veja. Entre os gibis, era possível comprar publicações da Disney como Zé Carioca, Pato Donald e Tio Patinhas.
Os brasileiros costumavam abastecer seus automóveis em posto de gasolina como o da marca Atlantic. Podiam fazer compras nos supermercados Jumbo e Casas da Banha. Frequentavam também lojas de departamentos como Mesbla, Mappim e Eletroradiobras. Usavam eletrodomésticos e eletroeletrônicos como as geladeiras Prosdócimo, a TV Telefunken e o aparelho de som Polivox. As crianças ganhavam brinquedos das marcas Atma e Trol, entre outras. Viagens aéreas nacionais eram feitas com as empresas Varig, Vasp, Transbrasil e Cruzeiro do Sul.
Fontes: Nosso Século, Nosso Tempo, Mundo Estranho, Manchete, Veja, Folha de São Paulo, O Mundo das Marcas.com, Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário