quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

18 INFORMAÇÕES INTERESSANTES E CURIOSAS SOBRE O SUPER BOWL


Os jogos da NFL vêm ganhando cada vez mais admiradores entre os brasileiros. O seu clímax é o Super Bowl, a grande final do campeonato. Veja nas próximas linhas uma série de informações, curiosidades e números surpreendentes sobre o Super Bowl. Você sabia, por exemplo, que o Super Bowl é o evento esportivo mais lucrativo do mundo?

 

A sigla NFL significa National Futeboll League, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

 

Os jogos do campeonato da NFL começam em setembro e terminam no início de fevereiro do ano seguinte. Chamada de Super Bowl, a grande final ocorre com frequência no primeiro domingo de fevereiro.

 

Curiosamente, o jogo com maior público em estádio da história da NFL ocorreu fora dos Estados Unidos. Foi entre San Francisco 49ers e Arizona Cardinals, no Estádio Azteca, na cidade do México. Ele foi assistido por um público de mais de 100 mil pessoas.

 

O valor mínimo do ingresso para assistir o Super Bowl 50 no Levi´s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, foi US$ 900 (R$ 3,6 mil). O ingresso mais caro custou US$ 27.983 (R$ 120 mil).

 

O termo Super Bowl veio dos campeonatos universitários norte-americanos. Bowl é o nome das finais dos diversos campeonatos regionais e está relacionado com o estádio Rose Bowl, em Los Angeles. Foi lá que os primeiros campeões foram definidos (lembrando que também foi lá que o Brasil conquistou a Copa do Mundo da FIFA de 1994).

 

Com um faturamento de US$ 12 bilhões por ano, o Super Bowl é o evento esportivo mais lucrativo do mundo.

 

Os jogos da NFL são transmitidos por quatro canais de televisão (CBS, NBC, Fox e ESPN), que a cada temporada pagam uma quantia de US$ 4,9 bilhões pelos direitos de transmissão.

 

Detentora dos direitos de transmissão do Super Bowl 50, a rede CBS cobrou 5 milhões de dólares (em torno de R$ 20 milhões) por cada comercial de TV.

 

A transmissão do SuperBowl dura em torno de 5 horas e inclui mini-documentários, reportagens e flashes ao vivo dos locais de transmissão (além de muita publicidade, é claro).

 

A audiência do evento cresce em torno de 4 pontos durante o show do intervalo. Em 2016, apresentaram-se os músicos Beyoncé, Bruno Mars e Coldplay. Lady Gaga se apresentou em 2017. Em 2018, foi a vez de Justin Timberlake. Os artistas costumam se apresentar de graça.

 

A região metropolitana de San Francisco recebeu 1 milhão de turistas nos dias que antecederam o Super Bowl 50. Com isso, foram injetados US$ 800 milhões (US$ 3,2 bilhões) na economia local.

 

O recorde histórico de audiência pertence ao Super Bowl 49, entre New England Patriots e Seattle Seahawks, com 114,9 milhões de espectadores somente nos Estados Unidos. A segunda maior audiência foi o Super Bowl 50, entre Denver Broncos e Carolina Panthers, em 2016.

 

O Super Bowl 50 foi transmitido pelos canais ESPN e Esporte Interativo no Brasil. Acredita-se que tenha sido acompanhado por cerca de 500 mil pessoas. Pode parecer pouco, mas isso representa um crescimento de 84% em relação a 2015.

 

O primeiro domingo de fevereiro é uma espécie de feriado nacional não oficial nos Estados Unidos. Pelo menos 1 em cada 3 norte-americanos para diante da TV para acompanhar o Super Bowl. Eles consomem nada menos que 1 bilhão de asinhas de frango, 14 bilhões de hambúrgueres, 158 milhões de abacates (para fazer guacamole) e 5 milhões de quilos de chips, que são acompanhados por 325 milhões de galões de cerveja.

 

O maior campeão da história da Super Bowl é o Green Bay Packerss – com sede na pequena cidade de Green Bay, estado de Wisconsin –, com 13 títulos.

 

Batizado de Vince Lombardi Trophy, o troféu do Super Bowl é uma homenagem ao técnico do Green Bay Packers, campeão do Super Bowl I e II.

 

Cada jogador do time vencedor recebeu US$ 102 mil (R$ 408 mil) no Super Bowl 50. Já os jogadores do perdedor levaram US$ 51 mil (R$ 104 mil) para casa.

 

O Super Bowl 50 gerou quase 30 milhões de interações no Twitter durante a sua transmissão.

 

Fontes: Wikipédia, Super Interessante, ESPN, Lance, UOL.

 

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