Você sabia que a soja é um dos alimentos mais cultivados do mundo? Sabia também que o óleo de soja é um dos mais utilizados tanto no Brasil quanto no exterior? Percorra as linhas abaixo e veja algumas curiosidades sobre o cultivo e o consumo da soja e seus derivados em todo o mundo.
A palavra soja deriva da expressão japonesa shoyu (isso mesmo: é o mesmo nome do molhinho escuro no qual molhamos o sushi).
A soja é conhecida do ser humano há mais de 5 mil anos, mas chegou na Europa somente no século XVIII. No Brasil, ela chegou no século XIX, no estado da Bahia.
O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos.
Você sabia que a carne de soja foi criada pelos seguidores norte-americanos da Igreja Adventista do Sétimo Dia?
Os maiores produtores de soja do mundo são os Estados Unidos, seguidos de Brasil, Argentina, China e Índia.
Até o início do século XX, a soja era cultivada em pequena escala no estado da Bahia. Ela só começou a se disseminar pelo país com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses.
O leite de soja é largamente consumido na Ásia, com a vantagem de que não possui lactose, nem colesterol. É a partir da coagulação do leite de soja que é produzido o tofu.
Até há pouco tempo desconhecidos da maioria dos brasileiros, os sucos à base de soja acabaram se tornando populares no país. Exemplo de marcas famosas: Sollys (da Nestlé), Ades (Unilever) e Tonyu (Yakult).
A soja é um dos alimentos de maior valor nutritivo que existem. É excelente fonte de vitamina B6, B2 e K, além de ser rica em potássio, magnésio, selênio, fósforo e ferro. Possui também propriedades antioxidantes. Por falar nisso…
Você sabia que o valor nutritivo da soja é tão grande que ela é o único alimento proteíco fornecido por organizações humanitárias em regiões pobres atingidas pela fome – principalmente na África?
A soja sempre foi um dos alimentos “sagrados” da civilização chinesa. Tanto é que, por muito tempo, a sua colheita eram acompanhada de festas e cerimônias suntuosas.
O grão transgênico mais cultivado do mundo é a soja.
A principal praga das plantações é a ferrugem da soja (ou ferrugem asiática), um fungo que pode causar perdas de até 100% em algumas lavouras.
Metade da área plantada no Brasil é dominada pela soja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário