Exibido no Brasil pela Band, o MasterChef é um dos realities shows mais bem sucedidos da história da TV. É exibido em cerca de 200 países. Descubra nas linhas a seguir detalhes sobre a sua origem, produção e funcionamento.
A franquia sobre culinária MasterChef foi criada no Reino Unido em 1990 e relançada em 2005 pelos produtores Karen Ross, John Silver e Franc Roddan, sendo este último é o idealizador original da série.
Além do programa original, MasterChef possui outras quatro versões: MasterChef Junior (onde os cozinheiros são crianças), MasterChef The Professionals (em que os competidores são cozinheiros profissionais), Celebrity MasterChef (com pessoas famosas cozinhando) e MasterChef All-Stars (onde ex-concorrentes participam para levantar fundos para a caridade).
MasterChef é atualmente produzido em 40 países e exibido em 200.
De acordo com a cartilha internacional do MasterChef, o apresentador teria que gritar “Mãos ao alto!” no momento em que os cozinheiros devem parar. Mas Ana Paula Padrão achou que pegaria mal no Brasil e optou por usar o “Para tudo!”.
Já reparou que os candidatos sempre preparam dois pratos? O motivo é bem simples: como as gravações ocorrem de manhã, sempre há uma pausa para o almoço, quando os jurados experimentam os pratos dos concorrentes. No momento em que retomam as gravações, eles já tem em mente quais pratos são melhores.
A rotina de gravações inclui provas técnicas no período da manhã, anúncio dos melhores pratos depois do almoço e depoimentos durante a tarde.
Uma vez que o reality é gravado com semanas de antecedência, já se sabe quem é o vencedor antes do último episódio entrar no ar. Mas como ter certeza de que os jurados não mudarão de opinião? Eles registram o nome de quem ganhou em cartório.
Poucas pessoas sabem, mas os jurados costumam pedir pratos de seus restaurantes para servir para os candidatos e a equipe técnica.
O prazo para pegar os ingredientes necessários na “despensa” é sempre de dois minutos, certo? Mais ou menos. A produção sempre dá uma colher de chá para os participantes mais atrasados.
Você sabia que o MasterChef USA teve a participação de uma deficiente visual? Cristine Ha chegou a deixar os jurados impressionados com seu talento para a culinária.
A cozinheira argentina Paola Carosella é proprietária do restaurante Arturito e do café La Guapa. Ela foi eleita a melhor chef da capital paulistana pelo Guia da Folha de S. Paulo.
Henrique Fogaça é dono do Sal Gastronomia, além do bar Admiral’s Place. Ele também é vocalista de uma banda de rock/hardcore chamada Oitão.
Além de participar como jurado do MasterChef, o francês Érick Jacquin atua como consultor e é responsável pelo cardápio da vários restaurantes/buffets de São Paulo. Foi proprietário do La Brasserie Érick Jacquin.
Antes de apresentar o MasterChef, Ana Paula padrão trabalhou como jornalista na Manchete, Globo, SBT e Record. Ela já foi correspondente internacional e fez reportagens em países como Guiné e Afeganistão.
Elisa, a vencedora da primeira temporada do programa, não só fez o curso de culinária na famosa escola francesa Le Cordon Bleu, como trabalhou o renomado chef Alain Ducasse.
Fontes: Wikipédia, Veja SP, Vix, Band.com., BoxPop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário