A Alemanha é um dos países com maior extensão territorial e maior população da União Europeia. É também uma das quatro maiores economias do planeta, além de um dos grandes exportadores. Possui uma qualidade de vida altíssima em comparação com países como o Brasil. Veja nas próximas linhas 30 curiosidades e fatos muito interessantes sobre a Alemanha.
A Alemanha é uma república parlamentarista com presidente e chefe de governo. Quem governa de fato no país não é o presidente, mas o chefe de governo.
Com 357.021 quilômetros quadrados, a Alemanha é o quinto maior país da Europa em extensão territorial.
Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia.
A cidade mais populosa é a capital, Berlim, com 3,5 milhões de habitantes. Em seguida, vem Hamburgo, com 1,7 milhão de habitantes, e Munique, com 1,4 milhão.
O país é formado por 16 estados, sendo eles: Baden-Württemberg, Berlim, Baviera, Brandemburgo, Bremem, Hessen, Hamburgo, Mecklemburgo-Pomerânia, Baixa Saxônia, Renânia do Norte, Renânia-Palatinado, Sarre, Saxônia, Saxônia-Anhalt, Schleswig-Holstein e Turíngia.
Os estados mais populosos são Renânia do Norte-Vestfália, Baviera e Baden-Württenberg. Entre as cidades mais conhecidas da Renânia do Norte-Vesfália, vale lembrar de Bonn, Essen, Dortmund, Colônia (Koln, em alemão) e Düsseldorf.
A Alemanha é o segundo destino mais procurado por imigrantes, atrás somente dos Estados Unidos.
Cerca de 19% da população alemã é constituída de imigrantes ou alemães com um dos pais nascidos no estrangeiro. Os maiores grupos são turcos, italianos, sérvios, russos, gregos, árabes e poloneses.
Existem colônias de imigrantes e descendentes de imigrantes alemães nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina e até no Equador e Namíbia. Os países com maior concentração de descendentes de alemães são, pela ordem, Estados Unidos, Canadá e Brasil.
Os estados brasileiros que mais receberam imigrantes alemães foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná.
A língua alemã é falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Os países que falam o alemão são Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Liechtenstein e Suíça. Existe também um grande número de falantes na Polônia, Rússia, Eslováquia, Dinamarca, Namíbia, França e Itália. Os países em que parte da população fala ou conhece o alemão: Estados Unidos, Canadá e Brasil.
O sobrenome mais comum na Alemanha é Müller, uma espécie de Silva alemão.
A Alemanha é a quarta maior economia e o terceiro maior exportador do mundo. Os alemães eram os maiores exportadores até recentemente, quando foram ultrapassados pela China.
Acredite se quiser, mas 1/3 do território alemão ainda é coberto de florestas. A mais conhecida é a Floresta Negra – que não se limita a apenas uma floresta, mas a uma região inteira com vales, montanhas e rios –, no estado de Baden-Württenberg.
A Alemanha foi um dos últimos países europeus a se unificar. O Estado-Nação chamado Alemanha nasceu propriamente em 1871.
As religiões com maior número de adeptos são: luteranismo, catolicismo, judaísmo e islamismo (a maioria dos muçulmanos é descendente de imigrantes turcos). Detalhe: cerca de ¼ da população alemã se declara ateia ou não-religiosa.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois países: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (comunista). A capital da Alemanha Ocidental era Bonn e da Alemanha Oriental, Berlim. A reunificação alemã ocorreu no ano de 1990, pouco tempo depois da queda do Muro de Berlim.
A Alemanha foi o primeiro Estado do mundo a adotar o horário de verão para controlar o consumo de energia durante os meses mais quentes do ano. Ele foi adotado em 1916, em plena época da Primeira Guerra Mundial.
Os alemães são um dos maiores consumidores per capita de cerveja do mundo (dizem que atrás somente do tchecos). Cada cidadão consome, em média, 112 litros da bebida por ano. As variedades de cerveja mais comuns por lá são: Helles, Weizen, Kölsch, Alt, Pilsner, Export e Bockbier. Um detalhe: existem mais de 1.200 cervejarias ativas e 5.000 marcas no país.
A cervejaria mais antiga do mundo é a alemã é a Weinhenstephaner, fundada no ano de 1040 (quase 500 anos antes do descobrimento do Brasil).
Os alemães também são grandes consumidores de pães. Só para se ter uma ideia, existem 400 variedades de pães e 1.200 tipos de pãezinhos no país.
Se você ficou impressionado com a variedade de cerveja e pão, veja só essa: existem mais de 1.500 tipos de salsichas nesse país.
É difícil para um brasileiro acreditar, mas o ensino superior na Alemanha é totalmente gratuito.
Os alemães adoram rock pesado. É lá que é realizado o maior festival de heavy metal do mundo, o Wacken Open Air, que atrai um público de 80 mil pessoas durante o verão. Entre as bandas de rock alemãs mais famosas, vale lembrar do Accept, Scorpions, EdGuy, Blind Guardian, Helloween, Kreator, Grave Digger, Rammstein, Warlock, Gamma Ray, Sodom, Destruction e UDO.
Personalidades brasileiras descendentes de alemães: Ernesto Geisel, Gustavo Kuerten, Oscar Schmidt, Jorge Gerdau Johannpeter, Vera Fischer, Gisele Bündchen, Ana Hickmann, Lya Luft, Raul Bopp, Raul Boesel, Leandro Konder, Eva Wilma. Werner Schunemann e Dom Paulo Evaristo Arns.
Personalidades alemãs das artes e da cultura: Thomas Mann, Günther Grass, Herman Hesse, Goethe (escritores e poetas); Nietzsche, Marx, Schopenhauer (filósofos); Bach, Händel, Beethoven, Wagner, Brahms (música).
Entre as empresas alemãs mais conhecidas dos brasileiros, vale lembrar das seguintes: Siemens, Bayer, Mercedes-Benz, BMW, Adidas, Volkswagen, Melitta, Nivea, Henkel, Faber-Castell, Dr. Oetker, Basf, Allianz, Thyssen-Krupp e Bosch.
A Alemanha já sediou duas olimpíadas (Berlim/1936 e Munique/1974) e duas Copas do Mundo (1974 e 2006).
Segundo a Federação Alemã de Futebol, existem mais de 25 mil clubes no país, que contam cerca de 6 milhões de membros.
A seleção alemã de futebol venceu a Copa do Mundo em quatro ocasiões, nos respectivos anos de 1954, 1974, 1990 e 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário