terça-feira, 19 de janeiro de 2021

12 CURIOSIDADES SOBRE OS MICROSCÓPICOS E PROBLEMÁTICOS ÁCAROS


Presentes em colchões, tapetes e lençóis, os ácaros estão entre os principais causadores das crises alérgicas, principalmente em crianças. Mas você sabia que eles possuem parentesco com as aranhas? Sabia que existem espécies vivendo até na sua pele? Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades super interessantes sobre esses microscópicos e problemáticos bichinhos.

 

Ácaros são animais minúsculos pertencentes à subclasse Acari, da classe dos aracnídeos. Uma observação: trata-se da mesma classe das aranhas.

 

A palavra Acari vem do grego “akaris”, que significa “pequeno”.

 

Até o momento foram descritas 55 mil espécies de ácaros, pertencentes a mais de 500 famílias.

 

Os ácaros vivem de dois a três meses, durante os quais acasalam uma ou duas vezes. A postura varia de 20 a 50 ovos.

 

Ácaros vivem nos mais inesperados ambientes, da poeira dentro de uma casa às imensidões geladas da Sibéria. Existem espécies que vivem como parasitas de plantas e animais.

 

É difícil de acreditar, mas existem duas espécies que habitam o rosto humano. São ácaros do gênero Demodex folliculorum e Demodex brevix, sendo que o primeiro habita os folículos e o segundo, as glândulas sebáceas.

 

As pesquisas sobre os hábitos do Demodex revelaram que as fêmeas botam ovos gigantes, correspondentes a 1/3 ou até metade do seu peso. Outra curiosidade: eles não possuem ânus, armazenando as fezes em seus corpos até morrerem.

 

O Demodex causam pouquíssimos danos a seus hospedeiros (os seres humanos), entre o quais o surgimento da rosácea, um rubor que atinge principalmente o rosto, evoluindo em muitos casos para uma vermelhidão permanente.

 

Os ácaros domésticos são tão abundantes que, só para se ter uma ideia, um metro quadrado de tapete possui em torno de 100 mil deles. Também representam 1/3 do peso de um travesseiros velho.

 

Os ácaros domésticos são responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos, entre as quais a rinite e a asma.

 

Outra doença provocada pelo ácaro é a escabiose, popularmente conhecida como sarna humana. Sua transmissão se dá por contato direto entre as pessoas ou pelo compartilhamento de roupas e/ou acessórios de uso cotidiano.

 

Ácaros infestam animais domésticos com uma frequência maior do que se imagina. Eles são, por exemplo, transmissores da escabiose canina. Ela provoca coceiras tão intensas que fazem os animais se ferirem com a própria pata. O detalhe é que a escabiose é uma zoonose transmitida do pet para o ser humano.

 

Entre as medidas preventivas contra a infestação de ácaros domésticos vale lembrar de algumas: exposição ao sol de colchões, edredons e cobertores, troca constante de travesseiros, lavagem frequente de tapetes e passadeiras; lavagem frequente de bichinhos de pelúcia, e arejamento diário do ambiente. Cabe lembrar que para evitar ácaros nos animais de estimação, é sempre bom fazer a tosa e usar xampus anti-ácaros.

 

Fontes: Wikipédia, Infoescola, BBC Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário